Analista de marketing é uma das profissões com maior média salarial em 2024

Uma pesquisa apontou que gerente de Tecnologia da Informação, Analista de Marketing são as profissões em alta neste ano

Analista de marketing é uma das profissões com maior média salarial em 2024

Crédito: divulgação.

Um estudo da empresa Robert Half, especializada em contratação especial, mostra que profissionais da área de tecnologia e marketing serão os mais bem pagos em 2024. Segundo o balanço, se os trabalhadores cumprirem com os principais pontos de busca do mercado, os pagamentos podem atingir a faixa dos 80 mil reais anual.
Segundo o Guia de Remuneração de 2024, os analistas de informação, engenheiros de dados e gerentes de TI podem receber cerca de 35 mil reais mensalmente, se estiverem em seu currículo as habilidades demandadas no mercado.

A outra profissão que a pesquisa destacou como as principais deste ano é a de analista de marketing. Se o profissional consegue desempenhar boas estratégias promocionais online, sabe analisar o comportamento do consumidor e tem a habilidade de criar novidades a partir de produtos e serviços, ele pode receber 78 mil reais anualmente.

Um caso de sucesso é a Agência Uaauge, em Belo Horizonte. Camila Nogueira é diretora da empresa especializada em marketing para o segmento de Telecom. Ela conta que hoje a sua empresa atende mais de 100 clientes em todo o país. “O profissional de marketing desempenha um grande papel na sociedade. Pois, nós quem levamos o conteúdo sobre o que o consumidor vai comer, vestir, entre outros. É por meio do nosso trabalho que ele tem informações sobre o perfil de vestuário que ele compra. Com base nas nossas campanhas que os consumidores vão conhecer produtos de de higiene pessoal beleza que ele vai tomar no seu dia a dia, por exemplo. Então, trabalhamos como uma ponte entre as empresas e os consumidores. E em um mundo tão globalizado, com inúmeras ofertas de produtos, a função do analista de marketing é de extrema importância”, explica Camila.

A pesquisa da empresa Robert Half também aponta que não basta só cumprir as exigências do currículo para ter os melhores cargos do mercado. O levantamento ainda aponta que é preciso que os profissionais tenham as “Soft skills”, as habilidades comportamentais que qualificam ainda mais as competências de um profissional, independentemente de sua formação.

São elas:
Adaptabilidade: característica relativa a saber se portar e se reinventar e manter o controle diante dos momentos de conflito e crise;

Comunicação: a habilidade de saber ouvir e conversar de forma clara, tendo boa compreensão de instruções e alinhamentos no ambiente profissional;

Flexibilidade: é a capacidade que o trabalhador deve ter de se adaptar às mudanças do ambiente, conseguindo desenvolver sua função com qualidade;

Bom relacionamento interpessoal: é a capacidade que os profissionais apresentam de se relacionar de forma saudável e positiva com os colegas de empresa;

Capacidade de trabalho intergeracional: é uma habilidade crucial para os analistas de marketing, pois envolve a habilidade de colaborar e interagir efetivamente com colegas de diferentes faixas etárias e experiências. Essa soft skill permite que os profissionais de marketing entendam e apreciem as perspectivas únicas de cada geração, desde os Baby Boomers até a Geração Z, e usem esse conhecimento para desenvolver estratégias de marketing direcionadas a diversos públicos-alvo.