Analista de marketing é uma das profissões com maior média salarial em 2024
Uma pesquisa apontou que gerente de Tecnologia da Informação, Analista de Marketing são as profissões em alta neste ano
Crédito: divulgação.
Um estudo da empresa Robert Half, especializada em contratação especial, mostra que profissionais da área de tecnologia e marketing serão os mais bem pagos em 2024. Segundo o balanço, se os trabalhadores cumprirem com os principais pontos de busca do mercado, os pagamentos podem atingir a faixa dos 80 mil reais anual.
Segundo o Guia de Remuneração de 2024, os analistas de informação, engenheiros de dados e gerentes de TI podem receber cerca de 35 mil reais mensalmente, se estiverem em seu currículo as habilidades demandadas no mercado.
A outra profissão que a pesquisa destacou como as principais deste ano é a de analista de marketing. Se o profissional consegue desempenhar boas estratégias promocionais online, sabe analisar o comportamento do consumidor e tem a habilidade de criar novidades a partir de produtos e serviços, ele pode receber 78 mil reais anualmente.
Um caso de sucesso é a Agência Uaauge, em Belo Horizonte. Camila Nogueira é diretora da empresa especializada em marketing para o segmento de Telecom. Ela conta que hoje a sua empresa atende mais de 100 clientes em todo o país. “O profissional de marketing desempenha um grande papel na sociedade. Pois, nós quem levamos o conteúdo sobre o que o consumidor vai comer, vestir, entre outros. É por meio do nosso trabalho que ele tem informações sobre o perfil de vestuário que ele compra. Com base nas nossas campanhas que os consumidores vão conhecer produtos de de higiene pessoal beleza que ele vai tomar no seu dia a dia, por exemplo. Então, trabalhamos como uma ponte entre as empresas e os consumidores. E em um mundo tão globalizado, com inúmeras ofertas de produtos, a função do analista de marketing é de extrema importância”, explica Camila.
A pesquisa da empresa Robert Half também aponta que não basta só cumprir as exigências do currículo para ter os melhores cargos do mercado. O levantamento ainda aponta que é preciso que os profissionais tenham as “Soft skills”, as habilidades comportamentais que qualificam ainda mais as competências de um profissional, independentemente de sua formação.
São elas:
Adaptabilidade: característica relativa a saber se portar e se reinventar e manter o controle diante dos momentos de conflito e crise;
Comunicação: a habilidade de saber ouvir e conversar de forma clara, tendo boa compreensão de instruções e alinhamentos no ambiente profissional;
Flexibilidade: é a capacidade que o trabalhador deve ter de se adaptar às mudanças do ambiente, conseguindo desenvolver sua função com qualidade;
Bom relacionamento interpessoal: é a capacidade que os profissionais apresentam de se relacionar de forma saudável e positiva com os colegas de empresa;
Capacidade de trabalho intergeracional: é uma habilidade crucial para os analistas de marketing, pois envolve a habilidade de colaborar e interagir efetivamente com colegas de diferentes faixas etárias e experiências. Essa soft skill permite que os profissionais de marketing entendam e apreciem as perspectivas únicas de cada geração, desde os Baby Boomers até a Geração Z, e usem esse conhecimento para desenvolver estratégias de marketing direcionadas a diversos públicos-alvo.