Vai viajar com o pet nos feriados? Veja dicas para transportá-lo em segurança

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2033

Vai viajar com o pet nos feriados? Veja dicas para transportá-lo em segurança

Neste fim de ano, com feriados e férias se aproximando, é comum que as pessoas já comecem as programações de viagens. Uma preocupação para muitos é com relação aos animais de estimação, uma vez que como a casa ficará vazia por muito tempo, eles precisarão acompanhar os tutores ou ficar com alguém ou local de confiança. 

Diante disso, o professor de Medicina Veterinária da Estácio BH, Ticiano Guimarães Leite, dá algumas dicas - que serão detalhadas a seguir - para segurança do pet e da família durante as viagens. Confira: 

Viagens aéreas

É importante ter atenção com as regras e o preparo para garantir ao seu bichinho um trajeto tranquilo e seguro. Atualmente é permitido ao tutor transportá-lo ao seu lado, na cabine ou no bagageiro da aeronave, mas essa tarefa não é das mais simples. Cada empresa aérea possui regras próprias e restrições de acordo com a espécie (cachorro, gato ou coelho), o porte, a raça e a idade do animal, o que demanda planejamento para cumprir todos os requisitos impostos. 

 

Normalmente, cães e gatos de pequeno porte (peso do animal somado ao da caixa de transporte deve ser igual a 7 a 10 kg) podem ser transportados na cabine de passageiros. Animais de médio e grande porte (entre 10 kg e 30 kg ou superior) devem ser transportados no compartimento de carga. Porém, as regras de peso, tamanho e dimensões da caixa variam de empresa para empresa. 

Vale lembrar que a maior parte das companhias aéreas não permite que cães e gatos braquicefálicos (aqueles que têm o focinho achatado) sejam transportados no porão em razão da sensibilidade destas raças. No entanto, algumas empresas aéreas proíbem totalmente o transporte dessas raças.

Os animais devem ser acomodados limpos e sem odor desagradável em uma caixa de transporte, chamada ‘kennel’, regulada pelas companhias aéreas, que seguem diretrizes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). No entanto, o compartimento não pode ficar no colo dos tutores ou nos assentos ao lado.

Fonte: O tempo