Protesto em Maceió reúne milhares de pessoas prejudicadas pela Braskem

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023

Protesto em Maceió reúne milhares de pessoas prejudicadas pela Braskem

Moradores de bairros afetados pelo afundamento do solo causado pela exploração do sal-gema pela Braskem realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (6) em Maceió. Os manifestantes, que por volta das 7h30 já ocupavam a avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital alagoana, exibiram faixas e cartazes contra a Braskem nos quais denunciaram "tragédia" e "isolamento", por exemplo.

A atividade de mineração provocou o afundamento do solo, e cinco bairros precisaram ser desocupados no município: Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Farol e Mutange.

A Defesa Civil de Maceió afirmou, em boletim divulgado às 9h desta quarta, que o afundamento acumulado da mina é de 1,92 metro. Disse ainda que o deslocamento vertical ocorre sob a velocidade de 0,2 cm/h, apresentando um movimento de 4,9 cm nas últimas 24 horas.

O órgão permanece em alerta devido ao risco de colapso da mina de número 18, localizada na região do antigo campo do time de futebol CSA, no bairro Mutange. E recomenda que a população não circule na área desocupada enquanto as medidas de controle e monitoramento são aplicadas.

Fonte: O tempo