CÂNCER? Unhas de gel são seguras? Veja possíveis riscos e como se proteger
Embora seja uma técnica relativamente recente, a ciência já alerta para os potenciais problemas de saúde associados ao uso de dispositivos de luz ultravioleta (UV), aos géis e a outros produtos, incluindo substâncias utilizadas para aumentar o tamanho das unhas ou prolongar a esmaltação. Esses problemas podem incluir alergias, lesões e até câncer.
"A aplicação desse tipo de procedimento não deve ser considerada rotineira para a população em geral, especialmente para aqueles mais suscetíveis a alergias", afirma a dermatologista Anamaria da Silva Facina, professora da Unifesp.
O alerta da dermatologista é respaldado por estudos recentes que avaliam os potenciais danos à saúde. Pesquisas indicam que, além das alergias, podem ocorrer lesões decorrentes do trauma na parte abaixo da unha (leito ungueal), levando à queda da unha. Outra preocupação é a possível associação desse procedimento ao câncer de pele, que pode surgir até dez a 15 anos após a exposição à lâmpada ultravioleta.
Riscos associados aos raios ultravioletas
Um estudo publicado na revista Nature revelou que a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelas lâmpadas usadas na secagem do gel pode ser cancerígena. Os pesquisadores observaram que esse efeito estava relacionado ao tempo de exposição, o que significa que o risco de câncer de pele aumenta com o uso a longo prazo.
Fonte: Sete Lagoas.com











