Wanderley Porto espera que fim das carroças em BH seja exemplo para o Brasil
Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

O vereador Wanderley Porto (Patriota) espera que o fim das carroças movidas por tração animal em Belo Horizonte seja um exemplo não só para cidades da Região Metropolitana, mas para todo o Brasil. O projeto de lei sobre o tema, de autoria do parlamentar, foi sancionado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Fuad Noman (PSD).
A proposta inicialmente previa um prazo de dez anos para acabar com a prática, mas o período foi reduzido para cinco anos, dos quais três já se passaram. Assim, a partir de janeiro de 2026, passa a ser proibido na capital mineira o tráfego destes veículos.
A mudança, de acordo com o vereador, tem o objetivo de preservar o bem estar dos animais, assim como evitar deposição clandestina de lixo decorrente da atividade.
“Não justificava criar uma lei para dez anos, sendo que cinco seriam suficientes. Para nós, da proteção animal, deveria ser até menos tempo. Além de sancionar a lei, o prefeito criou um decreto que estabelece a formação de um grupo de trabalho envolvendo todas as secretarias municipais, que vão se debruçar em outras alternativas de ocupação e geração de renda para os carroceiros”, explicou o parlamentar em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, nesta terça-feira (28).
O mesmo grupo multidisciplinar, segundo ele, será responsável pela destinação dos animais, que podem permanecer com os mesmos donos, desde que não desempenhem funções laborais, ou encaminhados para adoção responsável.
Fonte: O tempo