Número de casos de dengue e chikungunya em Sete Lagoas são revisados

Com a revisão, são três o número de casos confirmados de dengue no ano em Sete Lagoas – dados de hoje (14) referentes às sete semanas epidemiológicas já computadas em 2025 -. Outros 157 estão em investigação. Apenas um caso de chikungunya foi confirmado e outros 84 estão sendo investigados.
A Vigilância Epidemiológica informou ao SeteLagoas.com.br que todos os casos suspeitos de arboviroses atendidos tanto na rede pública de saúde do município quanto privada devem ser informados à pasta através de notificações compulsórias. A partir disso, são feitos exames laboratoriais para confirmação ou descarte da hipótese das doenças.
O setor também esclareceu que até agora a situação é menos crítica que a do mesmo período do ano passado, o que possibilita investigação integral dos casos. Em comparação com as sete primeiras semanas epidemiológicas de 2024, eram 11.839 casos confirmados de chikungunya e 6.026 de dengue naquela altura.
Em nota a SES-MG esclarece que “realizou retificações nos registros de casos de dengue e chikungunya. Durante a revisão, foi constatado que alguns casos prováveis haviam sido registrados como confirmados. A correção já foi efetuada, assegurando maior precisão nas informações epidemiológicas”
A SES-MG destaca também que “o sistema de notificação é atualizado de forma online e diretamente pelos municípios, com os dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O correto registro das informações é essencial para garantir o monitoramento e o planejamento eficaz das ações de enfrentamento às arboviroses em Minas Gerais”.