Setelagoano que participou de ato golpista em Brasília está foragido

Setelagoano que participou de ato golpista em Brasília está foragido

A Operação Lesa Pátria, que está na 6ª fase, para cumprir o mandado de busca e apreensão aconteceu nesta terça-feira (14) em diversas cidades do Brasil. Em Minas Gerais, foram detidos Antônio Clésio Ferreira, ex-candidato a prefeito de Ouro Preto em 2020 pelo Democracia Cristã e professor aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto; Celso Teixeira de Jesus, empresário do ramo de logística, preso também em Ouro Preto; já em Coronel Fabriciano, foi detido Laudenir Vieira Rodrigues, empresário do ramo de arte e políticas públicas.

A PF informou que, até a semana passada, quando foi realizada a 5ª fase da operação, haviam sido cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, 3 de prisão temporária e 37 de busca e apreensão.

Quem é Alcimar Francisco

Empresário apoiador de Bolsonaro, o homem liderou acampamento em frente ao quartel do Exército em Sete Lagoas. Durante as eleições de 2022, pressionou trabalhadores do comércio local a votarem no candidato do PL, sob ameaça de demissão (caso que teve intervenção do Ministério Público do Trabalho). Compartilhou ataques ao sistema eleitoral e incentivou brasileiros a irem para Brasília para "tomar o poder" à força.

Em janeiro, embarcou em um ônibus com outros moradores da cidade para protestar contra a vitória de Lula e pedir intervenção federal. Investigações apontam que criminosos ligados ao acampamento tentaram invadir a sede da Polícia Federal e colocaram uma bomba perto do aeroporto de Brasília.