Seja um parceiro da Gruta Rei do Mato na prevenção e combate a incêndios florestais

Seja um parceiro da Gruta Rei do Mato na prevenção e combate a incêndios florestais

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) e a 5ª Cia. Independente de Bombeiros Militares fizeram hoje (27) uma reunião para montagem do Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PIPCIF) de 2025. O plano traça estratégias para evitar e combater incêndios, listando parceiros a serem acionados durante o ano. O agravamento da crise climática aliado a ações incendiárias criminosas demandam antecipação e parcerias relevantes para que não ocorram novos desastres.

No ano passado, segundo a gestora do MNEGRM Maria Honorina, cinco ocorrências de incêndio durante a estiagem demandaram trabalho intenso de brigadistas e militares. No total 269,31 hectares foram queimados na região envolvendo áreas da zona de amortecimento (entorno), zonas de adequação ambiental ou recuperação e a última, mais grave, na qual 145 hectares foram queimados incluindo também uma zona de uso restrito.

Embora a crise climática tenha potencializado as queimadas em áreas estaduais protegidas, na reunião ressaltou-se que a maioria delas é causada provavelmente por atos de vandalismo, cerca de 64%. Esse dado foi apresentado por Anderson Rocha Campos que atua na coordenação de informações da Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PREVINCÊNDIO) do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG). O especialista citou também prováveis causas ligadas a transeuntes (4,88%), ações antrópicas não especificadas (3,66%), queima de lixo (1,22%) e causas desconhecidas (23,17%).