Mineiro Feminino: como chegam as equipes para a disputa

Sexta-feira, 22 de Setembro 2023 - 07:52

Mineiro Feminino: como chegam as equipes para a disputa

O Campeonato Mineiro Feminino começa neste final de semana, seis equipes disputam a competição que tem o Atlético defendendo o título. Além das Vingadoras, América, Cruzeiro, Araguari, Uberlândia e Nacional de Visconde do Rio Branco disputam a competição.

 

A disputa terá o mesmo formato da edição anterior, na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, os quatro primeiros times vão às semifinais em confrontos definidos pela classificação final.

 

Caso haja empate entre as equipes na primeira fase, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols, caso persista a igualdade, a decisão será nas cobranças de pênaltis.

 

Veja como chegam as equipes para a elite do estadual:

 

América:

 

O América chega com a moral elevada já que conquistou o acesso para disputar a primeira divisão nacional. O time que entrará em campo será praticamente o mesmo, com o reforço da goleira Thais Helena, que veio do Athlético Paranaense e de atletas da base que devem ser aproveitadas.

 

As Spartanas tiveram quinze dias de pausa após a disputa do Brasileiro A2, a coordenadora de futebol Letícia Parreiras destacou que “foi um período importante para descanso, para recuperar a energia e do desgaste físico e mental, devido a intensidade do Campeonato Brasileiro.” 

 

Na sequência, o elenco comandado por Jorge Vitor retomou às atividades, visando o estadual. Foram 6 semanas de preparação.

 

Há quatro edições sem levantar o caneco, o América  deseja reviver a hegemonia no estadual, quando emplacou o tricampeonato entre 2016 e 2018. 

 

O Coelho inicia a sua saga diante do Cruzeiro, no domingo, 24, às 10h, no Sesc Venda Nova, onde mandará os seus jogos.

 

 

Atlético: 

 

Atuais tricampeãs, as alvinegras também devem valorizar a base e dar oportunidade para atletas do sub-20. 

 

A baixa da temporada foi a zagueira Jorelyn, a colombiana se destacou na Copa do Mundo, vinha fazendo boas atuações com a camisa alvinegra e foi negociada com o Brighton da Inglaterra.

 

Essa foi a primeira venda da história do Atlético no feminino, os valores, no entanto, não foram divulgados.

 

O time treinou por mais duas semanas após finalizar a participação no brasileirão, antes da pausa de quinze dias, momento usado para planejar a sequência da temporada. No nacional, o time garantiu a permanência na elite, na 12ª posição, depois de uma campanha tímida. Foram apenas 17 gols marcados e 23 sofridos. 

 

Para a treinadora do clube, Vantressa Ferreira, o estadual é um laboratório para a próxima edição do brasileirão.

 

RODAR SONORA DA VANTRESSA

 

 

As alvinegras vão mandar seus jogos no Sesc Venda Nova, onde fazem sua estreia no sábado, 23, às 16h, contra o Araguari.

 

 

Cruzeiro:

 

As cabulosas chegaram às quartas-de-final do Brasileiro A1 e foram eliminadas pelo Corinthians, campeão da edição. E para a sequência da temporada, o time conta com reforços em várias posições, inclusive, no comando técnico, Jonas Urias viveu bons momentos nas categorias de base da seleção brasileira e agora será o responsável por conduzir o time que não vence o Mineiro há três temporadas.

 

Além de Urias, chegaram a meia Gaby Soares, que estava no Real Brasília, as volantes Rebeca Costa, que veio do Fortaleza, e Paloma Maciel, ex- Atlético Paranaense, para reforçar o elenco celeste.

 

As baixas pós-Brasileirão foram: a goleira Kemelli, que retornou ao Corinthians após ofim do contrato por empréstimo; a zagueira Kelly Caicedo e a atacante Laysla Santos.

 

O Cruzeiro mandará seus jogos na Toca da Raposa 2 e fará sua estreia contra o América, fora de casa, no Sesc Venda Nova, no  domingo, 24, às 10h.

 

 

Nacional VRB

 

Já o Nacional de Visconde do Rio Branco se prepara para sua segunda participação no Campeonato Mineiro e está de olho na vaga de campeão do interior, já que esta equipe, se classifica para o brasileirão A3.

 

No ano passado, o Leão da Zona da Mata venceu apenas uma partida no Mineiro, contra o Araguari, por 2x0 e terminou a competição em 5º lugar.

 

A equipe será comandada pelo técnico Lucas Silva, de 23 anos, o treinador esteve à frente do elenco que disputou o estadual no ano passado e permaneceu no clube, no comando das categorias de base. Lucas teve passagens pelo Inter de São Gotardo, Grêmio Val Paraíso /DF e Juventus MG. 

 

 

Do time que foi formado para a disputa da última temporada, apenas a lateral-direita Esther Marques estará no plantel de 2023, um elenco jovem, com média de 20 anos foi formado em contratações e seletivas realizadas pelo próprio clube, o que para o treinador é uma das apostas para fazer um bom campeonato.

 

 

O mando dos jogos será no Estádio José Lambert e a estreia será contra o Uberlândia fora de casa, no sábado, 23, às 15h.

 

 

 

Araguari

 

Outro clube que fará a sua segunda aparição no estadual é o Araguari, a equipe não venceu nenhuma partida na edição de 2022, terminou em 6º lugar e busca construir uma história diferente em 2023.

 

A equipe do Triângulo Mineiro foi a primeira a formar um time de futebol feminino oficial no Brasil.

 

Para o estadual, a casa do Araguari será o estádio Vasconcelos Montes. O time estreia em Belo Horizonte contra as alvinegras, no sábado, 23, às 16h.

 

Até o fechamento desta matéria, a assessoria da equipe ainda não havia respondido à reportagem sobre a montagem do time.

 

 

Uberlândia

 

O Uberlândia se sagrou campeão do interior na última edição do Mineiro, o time está na série A3 do Brasileirão e esteve muito próxima de conseguir o acesso para a série A2, mas foi eliminado pelo Mixto, equipe campeã, nas quartas de final.

 

As Meninas do Verdão se preparam para a competição no CT Ninho do Periquito e contam com 24 atletas em seu plantel, destas, 14 são remanescentes da campanha no nacional e outras dez atletas foram contratadas para a temporada.

 

 

Daniela Alves segue no comando da equipe que fará sua estreia no sábado, 23, às 15h, contra o Nacional de Visconde do Rio Branco, no CT Ninho do Periquito.

 

 

As equipes participantes juntas, somam 13 títulos: Cruzeiro (1), América (3) e Atlético (9).